Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

sábado, outubro 21, 2006

1.Desenho Pedagógico: Modelo de Interação

Uma vez o curriculo concebido como campo de circulação de saberes, construídos e reconstruídos em um processo não limitado por disciplinas ou de sequências temporais, a escolha das mídias é um dos aspectos fundamentais. É através da mídia que se estabele a proposta de comunicação e portanto de interação. Segundo Sartori e Roesler, o diálogo bem planejado entre a linguagem e o conteúdo é de fundamental importância para a qualidade do curso. A especificidade de cada linguagem permite a construção da cartografia das diferentes formas de contribuição possíveis em Ead.

De forma geral o processo de comuncação dos diversos atores, envolve a interação, a troca e a colaboração entre todos, organizadas por meio de atividades síncronas e assíncronas, desenvolvidas nos diferentes materiais didáticos e ambientes.
Para saber mais sobre o tema, seria interessante visitar o blog do Mathias, colega de mestrado que está pesquisando sobre avaliação da interatividade em Ead, no endereço http://mathias.gonzalez.blog.uol.com.br/

Mas podemos caminhar mais e refletir sobre ferramentas de interação e então ver um pouco sobre as atividades síncronas que podem ser videoconferencia, bate papo ou chat.
Para saber mais sobre CHAT, vamos visitar o blog do Rangel, também colega de mestrado , que pesquisa sobre avaliação de Chats em Ead , no endereço http://arangelc.spaces.live.com/

Para saber sobre fóruns, outra ferramenta assíncrona e sua importância, consulte :
http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=31

Deixe sua contribuição.