Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

sábado, outubro 21, 2006

1.Desenho Pedagogico: concepção e organização curricular

Ao falarmos sobre o Desenho Pedagógico do projeto em EAD, é preciso considerar os seguintes tópicos:
  • Projeto e concepção pedagógica - objetivos educacionais
  • Organização curricular- conteúdo
  • Modelo de interação
  • Sistema de Avaliação da Aprendizagem

No que se refere à Concepção Pedagógica, deve-se levar em consideração uma proposta metodológica que favoreça a construção do conhecimento de forma emancipadora, ou seja por meio de fundamentos filosóficos, epistemológicos e metodológicos que permitam que o aluno possa ser sujeito de seu processo educativo. Dessa forma, a organização curricular, o modelo de interação e o sistema de avaliação e os demais recusos de midia, de comunicação e informação estarão itegrados à essa concepção norteadora, que pode organizá-los de forma diferenciada, ou seja pode-se optar por uma concepção instrucional, em que o foco é a transmissão de informações, ou construcionista e, que entende a aprendizagem como processo de construção e apropriação de saberes, com base colaborativa e de significação coletiva. Dessa forma, a organziação curricular será norteada por tais concepções.

Seria bom ver o que o Ministério da Educação fala a respeito. Então vamos lá pesquisar!

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ReferenciaisQualidadeEAD.pdf

Como se pode ver, os programas a distância podem, portanto, apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos, respeitando sempre o fato de que não podem abrir mão da qualidade em todo o processo.


ENTÃO DEIXE SUA CONTRIBUIÇÃO!