Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

quarta-feira, outubro 18, 2006

Avaliar é bom, mas.....

Somos avaliados constantemente, e podemos dizer que sermos reconhecidos por aquilo que fazemos é uma necessidade básica para nós, uma vez que buscamos a aprovação social, mesmo concordando que em graus variados.
Assim, de uma certa forma, buscamos a avaliação e ansiamos pelo retorno , pelo seu resultado. Nesse contexto, todos já sentimos a alegria e também já sofremos a dor de ser avaliado...não é mesmo?!

Assim gostaria aqui de levantar o aspecto ético da avaliação, mesmo porque diante de tudo que já foi aqui apresentado, a complexidade da avaliação e sua não neutralidade posso dizer que Avaliar é um ato Ético. Todo vez que avalio um aluno, um funcionário, e com eles avalio meu trabalho, tenho uma postura ética. Segundo Okada e Almeida, é uma forma de estender nossos limites e experimentar novas formas de concívio e realização.

Nesse contexto é importante refletirmos sobre a avaliação como parte de um processo de aprendizagem.
Como estamos sendo valorizados? como damos valor ao que fazemos? como nos cobram as superações de nosso limites? que estímulos são dados para que reconheçamos nossas dificuldades? como são dados elementos para que as superemos? Quanto é respeitado nosso ritmo e quanto nos deixam abandonados às nossas dificuldades? Como estas variáveis interferem na valorização de nosso trabalho? Como a avaliação acontece em ambientes virtuais de aprendizagem? Há diferença entre a avaliação em ambientes virtuais e nos presenciais?
Como avaliar os diferentes sistemas de Ead?

Todas essas perguntas que nos fazemos diariamente no desenvolvimento de nosso trabalho, fazem parte de um processo reflexivo e ético sobre nossa atividade docente emancipadora.

Alguns colegas consideram o momento da avaliação trabalhoso e dificil. Para outros é momento de desafio, reflexão. Muitos alunos compartilham conosco essa visão, assim como outros acreditam que ser avaliado é somente marcar presença nas atividades, sejam elas presenciais ou a distância.
Na Ead, como a interatividade e a aprendizagem autônoma individual e colaborativa, são processos fundamentais de construção do conhecimento, faz-se necessário acompanhar de perto, de forma cuidadosa , todas as atividades desenvolvidas, seja com abordagem quantitativa quanto qualitativa.

Dessa forma, todos os sistemas, que integrados, compõem a proposta pedagógica de um projeto em Ead, devem estar organizados com o mesmo cuidado e olhar, de tal forma a proporcionar cenário e ambiente de aprendizagem adequados para o desenvolivmento e evolução e expansão de todos os atores envolvidos no processo.
Assim , os sistemas devem oferecer o desenvolvimento de um ambiente aberto, colaborativo, organizado, dialógico, favorecendo a linguagem cuidadosa e afetiva, e que seja ao mesmo tempo crítica e construtiva.
Nesse sentido, construir tais sistemas, como também avaliá-los revela-se tarefa complexa, necessária, sensível e relevante. Muitas vezes não possuimos o instrumental e metodologias para executar os processos avaliativos de forma assertiva e empática. Muitos têm a dificuldade de articular ações de auto-avaliação, avaliação individual e avaliação coletiva. Porém todos concordam que é preciso acompanhar o processo como um todo e fazer intervenções sempre que necessário.

2 Comments:

Blogger Marcelo R. Minholi said...

Oi Elisa,

Esse seu texto, falando com a autoridade de quem sabemos que realmente tem experiência suficiente para falar em primeira pessoa, deve ser a primeira coisa que eu leio que faz a avaliação parecer algo que vai além do "Ético" que você colocou. Dá até pra afirmar que, tendo como base os critérios corretos, é um ato de "Afeto", de preocupação. Muito parecido com aquela preocupação que tem um pai ou uma mãe ao querer saber por onde o filho(a) andou, o que fez durante o seu dia, enfim, praticamente um ato de "Amor".

9:07 AM

 
Anonymous Anônimo said...

orgthe pandemics described asks manipulating megh thriving interest strata marriageable september
semelokertes marchimundui

5:13 AM

 

Postar um comentário

<< Home