Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

sábado, outubro 21, 2006

Desenho Pedagógico: Avaliação da Aprendizagem

Muitas são as discussões sobre a avaliação da aprendizagem em Ead. De qualquer forma, avaliar envolve um olhar cuidadoso tanto do professor quanto do aluno, em busca e em torno de perceber a evolução de seus processos de aprendizagem, de perceber onde, quando e como ocorreu e de fazer intervenções quando necessárias ( Okada, Almeida 2006)
segundo os mesmos autores, pode-se citar alguns elementos que permitem tecer relações de qualidade do processo de ensino e aprendizagem:
  • Autonomia : aluno autônomo, sujeto ativo de seu processo.
  • Relação Teoria- prática : processo criativo de construção do conhecimento.
  • Afetividade: O sentir e o pensar, permeiam o processo de ensino e aprendizagem.
  • Dimensão individual e coletiva : Repeitar os ritmos individuais e a diversidade, como olhar o todo de que se compôem as construções, trocas e colaborações.

A interatividade, a troca, o debate, a reflexão e a produção textual devem ocorrer nesse contexto construtivo, valorativo e emancipatório.

Assim a avaliação da aprendizagem em Ead deverá ser processual, contínua, formativa e diagnóstica.

O tema Avaliação da Aprendizagem é alvo de inúmeras reflexões e pesquisa e não poderia ser diferente neste mestrado e assim, indico o blog da Gabriela, colega do mestrado para saber mais a respeito, http://gabriella-interagindo.blogspot.com/

Mas mesmo buscando consenso e unificação de critérios há diferentes olhares sobre a avaliação da aprendizagem: