Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

domingo, outubro 22, 2006

sugestões de ferramentas de avaliação : Do Aluno

Atenção : para visualizar melhor a figura, clique duas vezes sobre ela, que ela abrirá em dimensão maior , facilitando seu entendimento.

Creio que seria oportuno incluir aqui alguns exemplos de avaliação de sistemas em Ead. Então vamos ver mais de perto alguns instrumentos:
matriz de avaliação da participação do aluno
Este modelo pode ser utilizado para acompanhar e avaliar o desempenho do aluno nas diferentes atividades que podem ser propostas em cursos de Ead.
O modelo não deve ser utilizado somente com os registros quantitativos mas sempre acompanhado de registros críticos qualitativos, que nos permitam conhecer o aluno e suas especificidades, como por exemplo linha de pensamento, forma de articular idéias, linguagem, ritmo próprio, etc.
Segundo os autores da matriz, Okada e Almeida em: Avaliar é bom, avaliar faz bem devem ser feitas anotações considerando:

  • qual conhecimento foi construido e quais habilidades foram desenvolvidas?
  • qual a qualidade das interações e colaborações?
  • quais as atitudes foram adotadas?

Para registrar a participação do aluno existem propostas de tabelas que levam em consideração as diferentes atividades do curso e assim buscam seu desempenho nelas, por exemplo:

  • Atividade individual, atividade em grupo, discussão no fórum, no chat, auto avaliação.

Pode-se assinalar a frequencia e a qualidade do desempenho do aluno. como também pode ser criada uma proposta avaliativa semelhante com a da figura para cada atividade .

É bastante importante ter inúmeros olhares, não é mesmo?

Compartilhar os resultados dos instrumentos de avaliação durante o curso é importante, uma vez que pode proporcionar novas reflexões, sugestões e direcionamentos, visando desenvolver a maturidade, pensamento crítico e aprimorar a qualidade do desempenho do aluno.

Motivo ainda maior para que a avaliação seja planejada com cuidado e coerência ao projeto pedagógico do curso.