Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na formação em EAD- UFC/UNOPAR- Avaliação de sistemas em Ead

terça-feira, novembro 07, 2006

Vamos Falar de Gestão.....


Denomina-se por gestão, um processo que proporcione o desenvolvimento de atividades características de ambientes organizacionais.
Segundo Boog (1991) conceitualmente as atividades de gestão estão relacionadas em um ciclo administrativo compreendido entre o planejar, organizar, dirigir e controlar.
O planejamento envolve a definição de objetivos e estratégias a serem seguidas nos planos de ação necessários para que os resultados individuais ou coletivos sejam alcançados.
A organização baseia-se na determinação de metas, ações e tarefas a serem cumpridas como também os responsáveis por elas.
Ja direção implica em colocar em movimento os diferentes recursos e em especial as pessoas envolvidas no processo. Finalmente o controle tem por finalidade assegurar a realização do planejamento detectando e corrigindo quaisquer desvios com respeito ao plano.

Interessante perceber que um modelo de gestão inovador e moderno se faz necessário quando se fala sobre gestão do conhecimento. Porém ao olhar para o modelo de gestão universitária brasileira, nos últimos anos, pode-se perceber que a Universidade enquanto instituição caracteriza-se por um modelo organizacional tradicionalista, baseado na metáfora mecanicista (MORGAN, 1996), composto por modelos verticalizados, com forte definição hierárquica e administração burocratizada.

De forma contraditória, a universidade propõe mudanças e inovações e ao mesmo tempo, mantém seus processos internos baseados em formas de gestão rígidas e conservadoras, afirma Buarque (1994) .

Nessa direção, quando se fala em educação a distância, desenvolvida dentro de uma estrutura conservadora, sem agilidade, faz-se necessário encontrar um espaço educativo que permita a convivência entre o novo e o antigo, gerenciando as características de cada um, para a construção de um novo modelo de gestão, capaz de integrar os processos sem fragmentá-los e dividir pessoas e estruturas.

É necessário e será possível???

1 Comments:

Blogger Marcelo R. Minholi said...

Comecei a ler de cima pra baixo o blog hoje. Vejo que primeiro expôs o problema e lá pra cima já sugere as soluções.

Uma coisa é certa. Da mesma forma como a tecnologia se inseriu no processo educativo ela deve também estar presente na sua gestão, e mais certa ainda é que não há lugar para ineficiência em áreas onde os prejuízos causados por ela não podem ser sanados facilmente, não só no caso das instituições de ensino, mas em praticamente todas as áreas.

Vivemos a era da informação, mas poderiamos chamar o momento histórico no qual nos encontramos de "era da competência", onde errar é muito mais danoso e as exigências crescem a cada dia.

5:35 PM

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home